VUCA x MUVUCA x BANI

VUCA x MUVUCA x BANI


Você já ouviu falar da “Era do Caos”? Conhece as definições de VUCA, MUVUCA, BANI e suas diferenças?


Preparei esse artigo para explicar melhor os três conceitos, suas diferenças e o impacto desse momento “BANI” em que vivemos nas empresas e negócios.


Boa leitura!


O que é VUCA?

VUCA é uma sigla de um conceito que surgiu no final dos anos 80 para representar o cenário mundial após o fim da Guerra Fria. Foi criado pelo Army War College, nos EUA, significando: “Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity”, ou em português, “Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade”.


Esse conceito se popularizou muito e começou a ser usado também pelas empresas ativas na época, que se basearam nesses 4 desafios do cenário na época para expressar as dificuldades que enfrentavam no mercado. Explico melhor cada um deles:

• Volatilidade: o momento trazia muita imprevisibilidade e mudanças frequentes, o que fazia as empresas operarem com desafios que mudavam constantemente, atrapalhando o fluxo de trabalho, geralmente dificuldade em diferenciar urgência de real importância;

    Incerteza: com a dificuldade em prever cenários e eventos externos às empresas, as organizações não conseguiam antecipar o que poderia acontecer em períodos próximos, o que atrapalhava seu planejamento a curto, médio e longo prazo;
    Complexidade: quando não existem informações concretas ou possíveis previsões, elas se tornam complexas de serem analisadas, causando dúvidas e dificuldade em processá-las;
    Ambiguidade: com informações que mudavam com rapidez, eram comuns mal-entendidos e conflitos de interesse (reais ou não), as empresas ficavam impossibilitadas de analisar situações e achar soluções aplicáveis a um período maior.

    Além desses desafios e as análises feitas por um pesquisador da época, foram inclusos mais dois pilares que causaram a mudança do conceito de VUCA para MUVUCA. Veja abaixo:


    Definição de MUVUCA

    A definição de MUVUCA se dá pelos termos explicados acima, incluindo mais dois: Meaningful (significativo) e Universal, trazendo a percepção de um mundo onde a realidade é cheia de significados e universal:

    • Significativo: tudo o que é feito precisa ter uma noção de propósito, dando mais sentido às decisões e escolhas feitas;

    Universal: esse pilar mostra que as decisões tomadas sempre influenciam e impactam o “todo”, mostrando como tudo está interligado.


    O que é BANI?

    O conceito de BANI foi cunhado pelo professor e pesquisador Jamais Cascio, da Universidade da Califórnia a partir das mudanças no mundo e na forma de percepção da realidade cada vez mais complexa.


    Com a dificuldade de enfrentar a “Era do Caos”, a sigla BANI representa “Brittleness, Anxiety, Nonlinearity and Incomprehensibility”, traduzido para “Fragilidade, Ansiedade, Não linearidade e Incompreensibilidade”.


    Entenda seus significados:

    • Fragilidade: representa a fragilidade do mundo, que pode mudar a realidade rapidamente, seja por um novo vírus, novos produtos e tecnologias que mudam a lógica do mercado ou uma mudança do outro lado do mundo que afeta a todos. Empregos não são estáveis, havendo pouca segurança e estabilidade em posições e carreiras;

    • Ansiedade: com a alta fragilidade do mundo, a ansiedade passou a ser comum. Existe alta demanda de decisões que devem ser tomadas rapidamente para que não fiquemos “para trás”. O BANI diz que o sucesso ou fracasso depende muito do tempo de reposta aos problemas que surgem;

    • Não linearidade: com uma lógica que não segue passos específicos, decisões erradas podem impactar fortemente as organizações, assim como grandes esforços não garantem grandes resultados. Nada é totalmente certo, dificultando planejamentos complexos, já que devem sempre estar prontos para possíveis mudanças;

    • Incompreensibilidade: com o grande fluxo de informações e dados, pode ser complexo achar respostas assertivas, geralmente falta de compreensão. Achar respostas óbvias para algo que aconteceu não é tão fácil, já que conceitos e ideias mudam rapidamente. A velocidade das mudanças é alta em todas as áreas.


    Negócios lidando com o conceito BANI

    Com os desafios explicados no conceito BANI, os negócios precisam desenvolver habilidades de adaptação e planejamento aliado com profissionais que possam trabalhar a resiliência frente à fragilidade, a empatia e a atenção plena contra a ansiedade, mais adaptabilidade em um cenário não linear, e a transparência e intuição contra a falta de compreensão.


    Com os desafios do mercado, principalmente na área da tecnologia e sistemas, é importante seu negócio se manter sempre atualizado, buscando maneiras que permitam uma melhor operação, superação de desafios e estratégias que garantam mais competitividade.


    Serviços de consultoria, gestão de TI e implantação de sistemas ERP necessitam profissionais qualificados. Acesse o site e entenda melhor como eu, Vinicius Pozza,  um profissional com mais de 20 anos de experiência que pode te ajudar com essas questões.