O que é Mundo BANI
Por Vinicius Pozza Batista | janeiro 10, 2023
Eu tenho certeza que você, ao conversar com um amigo ou apenas refletir um pouco, já chegou à conclusão que o mundo (ou a sociedade em que vivemos) se transforma o tempo inteiro. Agora, especialmente, sem dúvidas acabamos de passar pelo que talvez seja uma das maiores transformações da era moderna, com a pandemia global do novo Coronavírus.
E o exercício de tentar definir o mundo em que vivemos em algumas palavras-chave gera um acrônimo. Neste caso, estamos falando de Mundo BANI.
Não conhece este conceito? Então não pare de ler! Adiante, você vai aprender o que é Mundo Bani e descobrir qual a sua relação com os negócios e a gestão corporativa:
O que é Mundo BANI?
Mundo BANI é um conceito estabelecido pelo antropólogo estadunidense Jamais Cascio, para definir características da nossa sociedade. Este acrônimo foi gerado a partir de um modelo estabelecido pelo exército americano após a Guerra Fria (veja no meu artigo sobre Mundo VUCA), e ganhou notoriedade após a crise sanitária global que vivemos em 2020.
O acrônimo cunhado por Cascio se refere à Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Non-linear (Não linear) e Incomprehensible (Incompreensível). Parece claro como estes termos se relacionam com a nossa sociedade, que aparenta estar em degradação e cada vez mais sofre com as doenças mentais e a dificuldade de acompanhar a alta velocidade das transformações.
Mas talvez você esteja se perguntando: o que isso tem a ver com o cenário corporativo?
O Mundo BANI no ambiente organizacional
Vamos analisar cada palavra-chave do acrônimo e ver como ela se insere na rotina das empresas.
Frágil
Quantas vezes você se deparou com uma situação ou sistema que aparentemente funcionava bem, mas que na verdade estava à beira do colapso? Isso acontece nas bolhas financeiras, por exemplo. Muita gente acredita ser o caso das criptomoedas e NFTs.
A verdade é que, atualmente, qualquer mercado que pareça próspero pode estar prestes a quebrar. E cabe às organizações tomar precauções para não depender integralmente de uma atividade ou operação, por mais sólida que ela pareça.
É aquele velho ditado: não coloque todos os ovos em uma cesta só.
Ansioso
Estamos gerando cada vez mais informações. Nossas tecnologias nos permitem trabalhar em uma velocidade cada vez maior, produzir mais e mais. Mas será que os humanos que estão por trás destes mecanismos são capazes de lidar com esta demanda?
O ritmo que criamos para tornar nossas operações mais produtivas e lucrativas está exercendo grande pressão sobre nós. E com isso, nos tornamos mais ansiosos, o que por sua vez reduz nossa capacidade produtiva e nosso potencial de tomada de decisão.
Não linear
Sabe aquela ação que parecia certeira, mas que por alguma transformação de cenário teve um resultado totalmente inesperado? É isso, não linearidade. No Mundo BANI, causa e efeitos parecem nem sempre estar relacionados.
E isso se deve à multiplicidade de fatores envolvidos em cada processo, e em cada decisão. Com a velocidade em que nosso mundo gira, torna-se impossível prever como diferentes fatores interagirão para gerar um resultado. E assim, traçar metas de longo prazo torna-se mais desafiador.
Incompreensível
Um mundo frágil, ansioso e não linear gera inevitavelmente um ambiente que é, muitas vezes, incompreensível. É da natureza humana buscar respostas, e nem sempre elas parecem factíveis.
Quanto mais informações temos, quanto mais as tecnologias aceleram as comunicações, mais difícil parece ser entender o que acontece ao nosso redor.
E então, você acha que o Mundo BANI está afetando sua realidade organizacional? Navegue pelo meu blog para descobrir soluções para otimizar sua gestão neste novo ambiente!