Passo a passo para implementar um ERP
Por Vinicius Pozza Batista | novembro 30, 2022
Se sua empresa deseja evoluir na forma de administrar processos para garantir um controle mais assertivo de sua operação ganhando mais produtividade, confira este conteúdo que preparei explicando uma ferramenta completa e que te pode te ajudar nesse processo: o ERP!
Ainda explico um passo a passo básico para implementar um ERP de forma que você alcance o sucesso, minimizando as chances de erros e problemas no processo, confira!
O que é um ERP e qual a sua importância?
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema que permite um planejamento completo dos recursos de empresas ao utilizar um software com módulos específicos para suas atividades, geralmente englobando a área administrativa, financeira, comercial, logística, dentre outras, tudo de forma integrada.
Com o ERP, é possível controlar todas informações de processos, gerenciar bases de dados e oferece uma forma muito mais funcional de gerir seus gastos, melhorar a produção e gerenciar de forma completa as decisões que precisam ser tomadas, resultando em mais inteligência e informação.
1. Identificar necessidades e problemas
O primeiro passo é identificar em quais pontos sua empresa precisa de ajuda e quais os principais problemas e dificuldades para entender em outro passo qual modelo de ERP é o ideal. Analise seus indicadores para compreender quais funções serão mais úteis.
Observar a eficiência atual de como os processos são feitos, sejam operacionais ou administrativos, vai te dar uma noção melhor da real necessidade de um ERP. Listei alguns sinais de que sua empresa pode estar precisando dessa solução:
• Presença de muita documentação impressa;
• Dificuldade em reunir dados e compará-los de forma prática;
• Impossibilidade de comparar e cruzar dados de diferentes fontes;
• Uma grande quantidade de dados que não podem ser interpretadores manualmente;
• Muita demora em processos de análise e mudança de dados;
• Dificuldade em encontrar maneiras corretas de proteger seus dados.
Esses são somente alguns pontos que podem indicar que você precisar investir em um ERP. Para ter uma noção mais clara, é importante contatar um profissional especializado no assunto, que junto com seus gestores, irá analisar a real necessidade e os principais pontos que precisam de atenção.
2. Crie um escopo
Criar um escopo do ERP permite definir o que realmente se pretende ao usar esse sistema. Ter objetivos claros definidos vai facilitar o processo de implementação sem ter surpresas com gastos desnecessários e reduz o tempo para tudo esteja funcionando de forma ideal.
3. Pesquise as soluções de mercado
Com a ajuda do profissional que comentei, nesse passo você analisará as ferramentas disponíveis no mercado e encontrará a ideal conforme o escopo criado, permitindo que o software e seus módulos atendam às suas necessidades reais. Isso reduz os custos, já que você saberá exatamente o que precisa e a solução ideal para isso.
4. Elabore um plano de implementação
Nesse quarto passo, você deve envolver toda sua equipe que lidará com o ERP quando for implantado. Defina e desenhe o fluxo de como será o processo e do que será incluso no ERP, definindo prazos e responsabilidades específicas para todos os envolvidos.
O cronograma e o desenho do fluxo de trabalho guiará a todos, facilitando o processo como um todo e permitindo uma transição mais suave durante a implementação. O acompanhamento é importante para que os prazos sejam seguidos.
5. Realize a migração de dados para o ERP
Essa etapa envolve realizar a migração da forma mais suave possível para que não ocorram erros ou problemas de perda de informações, principalmente quando é a primeira vez da empresa usando um ERP.
Identifique quais processos e dados serão migrados ao ERP para não sobrecarregar o sistema, fazendo de forma gradual para evitar incluir informações que não sejam relevantes. Todo esse processo deve ser acompanhando por um especialista para facilitar a migração.
6. Tenha suporte contínuo
O suporte permitirá organizar sua infraestrutura para usar o ERP e permitirá que o uso seja feito corretamente ao longo do tempo. Com certeza surgirão dúvidas e necessidade de ajustes.
Para ter acesso a um serviço completo de consultoria, gestão de TI e ajuda na implantação de sistemas ERP, confira mais sobre esses serviços em meu site. Me chamo Vinicius Pozza, e tenho mais de 20 anos de experiência para te ajudar com essas questões!